Como escolher Carne Bovina?

Olá carnívoros, como estão?
A carne bovina está presente na grande maioria da mesa dos brasileiros diariamente, e, por conta disso, é muito importante saber como escolhe-la, não é mesmo? Você ainda tem duvidas de como escolher a sua carne bovina? Fique tranquilo, pois o içougue fez esse post super informativo para que você saia daqui sem dúvida nenhuma quanto a esse tema! Vem com a gente!

 

Escolher carne bovina parece ser um bicho de sete cabeças, mas não é! Inclusive, é até muito fácil! Listamos alguns fatores que te  ajudarão a escolher a carne que estiver em boas condições para consumo.

 

Coloração da Carne

A coloração da carne é muito importante para definir se a mesma está adequada para consumo. Uma cor mais viva e vermelhinha não deve ser o único fator a ser observado, porém é afirmado pelos especialistas que, independente se você for comprar carne bovina à granel, em bandejas ou à vácuo, a cor da carne é o indício de como o animal foi abatido e como a carne foi manipulada, conservada e se é ou não fresca.

 

Embalagem a Vácuo

É recomendável que você dê preferência a cortes de carne embalados a vácuo. O porquê dessa afirmação é muito simples. Sendo embalada a vácuo, a carne trás consigo a qualidade, garantia e segurança do fabricante. Além de a embalagem a vácuo ajudar no processo de manter o frescor da carne por mais tempo.

Odor

As carnes que contém um odor mais forte podem apresentar dois motivos. A carne pode estar embalada a vácuo, apresentando assim um odor mais forte, porém, se a carne estiver apta para consumo, esse odor passará em poucos minutos. Caso não esteja, a carne não poderá ser consumida para sua própria saúde.

 

Selo SIF

O Selo SIF (Serviço de Inspeção Federal) certifica que que o produto foi avaliado pelos agentes e fiscais do Ministério da Agricultura e que a carne está adequada para consumo. Lembre-se de sempre procurar esse selo para a sua segurança. Na condição de a carne ter sido manipulada pelo açougueiro, peça para que ele lhe mostre essa etiqueta.

 

Temperatura

A fim de garantir que a carne esteja propícia para consumo, o estabelecimento deve manter a temperatura adequada em seu local de armazenamento. Para que você tenha conhecimento da temperatura que a carne foi exposta, verifique a mesma indicada pelo fabricante na etiqueta interna e a do termostato da gôndola. 

 

Etiqueta Interna

Cheque sempre a etiqueta interna do produto quando for escolher carne bovina! A mesma mostra data de validade e produção, endereço da fábrica, temperatura em que o produto deve ficar mantido e o selo do SIF.

 

Carnes Resfriadas

Se preferir carnes bem mais frescas, as carnes resfriadas são uma opção, pois as mesmas não contém adição de qualquer conservante ou produto químico.

 

Tempo e Armazenamento

O tempo de armazenamento e de conservação depende do tipo de carne e do peso da mesma. Por exemplo, peças com mais de 750 gramas podem ser conservadas até aproximadamente uma semana, desde que apropriadamente refrigeradas e embaladas. Já peças com até 500 gramas, podem ser conservadas de três a quatro dias na geladeira.

 

E aí, já aprendeu como escolher carne bovina? Agora é só colocar todas essas dicas em prática! ;D Nos siga em nossas redes sociais [@icougueonline] e continue por dentro do nosso blog!
Até o próximo post!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>