O Que é Maminha? (Receitas e Preços)

Olá Carnívoros de plantão! Como estão?
Considera da muito macia quando cortada contra as fibras, contendo um sabor suave e considerada bastante suculenta, a maminha pode ser preparada de diversas formas. Assados de forno, cozidos de panela e na brasa, seu sabor supera as expectativas. Vamos descobrir mais sobre esse corte? Vem com a gente!

 

O Que é Maminha?

A maminha é um corte de carne bovina considerado nobre pela maioria dos especialistas. Contendo um formato triangular, é um dos cortes mais populares entre as mesas dos brasileiros. Muito procurada para churrascos, a maminha é proveniente da peça completa da alcatra. Fica localizada no fim da peça da alcatra, no traseiro do boi, próxima à ponta da agulha. Em média, essa peça de carne pesa aproximadamente 2kg.

 

Quanto Custa a Maminha?

As pesquisas realizadas pela equipe içougue revelam que o preço do quilo da Maminha varia entre R$18,79 – R$52,97.

 

Receitas:

Maminha na Cerveja

Ingredientes:

– Uma peça inteira de Maminha
– 1 Cebola Picada e 2 Cebolas cortadas em rodelas
– Alho Picado a gosto
– Cerveja Preta
– Folhas de Louro
– Creme de Cebola
– Azeite
– Sal
– Pimenta do Reino a gosto
– Papel Celofane (Especial para Assados)

Modo de Preparo:
Coloque a peça da maminha dentro de um recipiente e adicione a pimenta do reino, o sal, o alho picado, a cebola, a cerveja e o louro. Deixe marinar por aproximadamente 2 horas. Após esse tempo, abra o papel celofane e faça uma cama com as cebolas cortadas em rodelas. Por cima dessa caminha, adicione a peça de carne cuidadosamente para que fique exatamente em cima da cebola. Adicione um fio de azeite sobre a peça, em ambos os lados. Adicione também sobre a peça o creme de cebola, igualmente em ambos os lados. Embrulhe a carne no papel celofane de forma que todos os ingredientes fiquem bem concentrados na carne, em formato de bombom. Passe um barbante nas pontas e coloque-a na brasa por aproximadamente 2 horas. 1 hora de cada lado. Após esse tempo, tire-a com cuidado e coloque-a em cima de uma vasilha. A carne terá muito caldo, então cuidado para que esse caldo quente não espirre em cima de você. Tire o papel celofane da peça, e devolva-a para a brasa, deixe-a lá por 3 a 5 minutos de cada lado, apenas para dourar. Após esse processo, a maminha estará pronta e suculenta! Bom apetite!

 

Maminha ao Molho Gorgonzola

Ingredientes:

– 1 Peça inteira de Maminha
– Sal Grosso
– 1 fatia grossa de gorgonzola bem picada
– 1 lata/caixinha de creme de leite
– 200g de parmesão ralado
– Sal Fino
– Pimenta do Reino a gosto
-Pimenta Rosa a gosto

Modo de Preparo:
Coloque o sal grosso sobre a peça de maminha, sem exagerar, em ambos os lados. Coloque-a na brasa e deixe por aproximadamente 20 minutos, de um lado só. Enquanto a carne está assando, aproveite para fazer o molho.
Em um recipiente, adicione a gorgonzola picada, o creme de leite, o parmesão ralado, pimenta do reino a gosto e uma pitada de sal.
Misture bem e reserve. A essa hora, a maminha já estará assada.
Retire a maminha da brasa e coloque-a sobre uma tábua. Faça pequenos cortes em sua superfície já assada para recheá-la com o molho. Adicione o molho entre os cortes e devolva-a para a brasa por 20 minutos, com a parte que não está assada, para baixo. Passado esse tempo, retire a peça e coloque-a em um recipiente. Por cima, salpique grãos de pimenta rosa e pronto! Essa delícia está pronta para ser devorada!

 

O que acharam do post de hoje? Não sei vocês, mas eu fiquei com muita fome! Compartilhe essa matéria e nos siga em nossas redes sociais! Até o próximo post!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>