Como Saber o Ponto da Carne no Churrasco!

Olá carnívoros de plantão! Como estão?
Sabemos que o ponto da carne é uma preferência pessoal, e que por sua vez não deve ser soberana. Porém, para alguns cortes de carne específicos, existem pontos mais adequados.
O içougue fez uma baita pesquisa para você sobre como saber o ponto da carne no churrasco. Vamos à ela?

 

COMO SABER O PONTO DA CARNE NO CHURRASCO

A grande maioria das pessoas preferem o churrasco ao ponto, porém, para cada carne existe um ponto específico para deixa-la com o seu sabor acentuado. O melhor a fazer é descobrir e também respeitar o melhor ponto para cada tipo de carne, assim, a particularidade típica de cada corte deixará a carne bem mais saborosa e você desfrutará muito mais da mesma.

A carne vermelha deve ser escolhida e preparada da melhor maneira possível, porém, tudo pode ir por água a baixo caso você erre o ponto da carne. O gosto individual é certamente um diferencial quando se trata de paladar. O ponto da carne no churrasco é uma técnica que vale a pena ser aprendida, para que não tenha erro na hora do preparo do mesmo.
Mas como saber os pontos da carne? Relaxa, o içougue te conta!


PONTOS DA CARNE

Os pontos da carne no churrasco são: Selada, Mal passada, Ao ponto para mal passada, Ao ponto, Ao ponto para bem passada e Bem passada.

A diferença entre esses pontos é crucial para acertar ou errar no seu churrasco. Cortar a carne ainda na grelha para verificar o ponto ao qual se encontra também chega a ser um erro, porém muito comum, que acaba prejudicando o resultado final do sabor do churrasco. Mantendo a peça de carne selada e sem cortes, os líquidos da mesma ficam em seu interior, trazendo mais suculência, maciez e sabor mais acentuado. Cortando-a, os líquidos se perdem e não chegam ao prato. A carne torna-se mais seca, menos macia e menos saborosa.

O primeiro passo para saber o ponto da carne no churrasco, é obter muito cuidado ao selar a carne. Coloque-a em um fogo adequado e espere até que se forme uma crosta que mantenha todos os líquidos da carne para o lado de dentro. Não há necessidade de cortar, apertar ou furar a carne. Basta observar a aparência da peça de carne para obter uma resposta. A sua coloração mudará de acordo com a temperatura estabelecida. Quando a mesma estiver com a coloração marrom, teste com as suas mãos.
Ok, mas com as mãos? Isso mesmo! É possível verificar o ponto da carne através de sua consistência.

 

Pressione a carne e observe sua consistência e utilize a sua mão como referência para comparação.
Com a mão aberta, aperte a “almofadinha” da sua mão. Caso a carne esteja com a mesma consistência, a carne está mal passada.
Agora encoste seu polegar no dedo indicador e pressione novamente a mesma área, se a carne estiver com essa consistência, ela está mal passada quase ao ponto.
Juntando o polegar com o dedo médio e pressionando novamente a região, se a carne estiver com essa consistência, ela estará ao ponto. Junte o polegar com o dedo anelar e pressione mais uma vez a região inferior, se a carne estiver com essa consistência, está ao ponto quase bem passada. Para finalizar, junte o polegar com o dedo mínimo e pressione mais uma vez a região, se a carne estiver com essa consistência, ela estará bem passada.
Esse é um truque que você pode realizar em qualquer lugar, e ainda assim saber o ponto da carne no churrasco.
Caso tenha achado difícil, há sempre o bom e velho relógio.

Carne Selada
Geralmente, 30 segundos de cada lado já selam o corte da carne. Obviamente dependendo de sua espessura. O resultado é uma carne levemente cozida na superfície e crua por dentro.

Carne Mal Passada
Deixá-la na grelha por 1 minuto cada lado. A carne obterá uma crosta amarronzada e seu interior, vermelho vivo.

Carne Ao Ponto
O tempo na grelha é de 4 minutos, 2 minutos de cada lado. Sua superfície ficará em um marrom uniforme e brilhante, e no centro, um tom rosado.

Carne Ao Ponto Para Bem
Deve-se deixar a carne por 5 minutos na grelha, 2 minutos e meio de cada lado. A aparência da mesma será com seu exterior cozido e com o tom rosado em seu centro reduzido.

Carne Bem Passada
Com o maior tempo de grelha, para obter uma carne bem passada, deve-se deixar a mesma por 7 minutos, 3 minutos e meio de cada lado. A carne obterá a cor de um marrom mais escuro, totalmente cozida. Seu interior ficará da mesma cor.

 

E para você, qual é o melhor ponto de carne? Deixe aqui nos comentários e continue acompanhando nosso blog para mais dicas e matérias sobre carne! Não se esqueça também de nos seguir em nossas redes sociais! 
Até o próximo post!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>