Dicas Para Fazer um Bife de Restaurante!

Olá carnívoros de plantão! Como estão? Nada é mais apetitoso do que um bife de restaurante, não é mesmo?
Agora, imagine fazê-lo aí na sua casa!
O içougue separou algumas dicas para fazer um bife de restaurante, então vem com a gente aprender essa delícia!

 

COMO FAZER UM BIFE DE RESTAURANTE?

Antes de você ficar sabendo como se faz um bife de restaurante, fique atento a essas dicas que farão toda diferença!



TEMPERO

Aquela expressão “menos é mais” nunca fez tanto sentido. Apesar de os bons temperos marcantes e acentuados estarem em alta, um bom bife de restaurante necessita apenas de dois ingredientes: sal grosso e pimenta do reino. O sal grosso ajuda a temperar e caramelizar mais suavemente a carne, do que o sal fino. A pimenta do reino trás o melhor da carne a tona, ou seja, seu sabor. Dê preferência a pimenta moída na hora, para manter seu sabor e frescor.

 

MANTEIGA
Para ajudar no processo de preparo da carne, a manteiga é sempre a melhor opção. Um bife grelhado de restaurante contém manteiga para realçar o sabor dos temperos.

 

TEMPERATURA DA CARNE
Tenha certeza de que sua carne esteja em temperatura ambiente. Parece besteira, mas acredite, quando a carne está gelada, leva mais tempo para que fique cozida, o que atrapalha na hora de acertar o ponto preferido. Além de que, a carne estando gelada, impede que a crosta caramelizada pelo sal grosso se forme.

 

GORDURA
A grande maioria das pessoas retira a gordura das carnes antes de prepara-las, porém, no caso de um bife de restaurante, manter a gordura é o mais indicado. É a gordura que trás suculência a carne, pois quando ela derrete, ajuda a carne a caramelizar juntamente com os outros fatores e ingredientes. Além de manter a umidade da carne, mantendo o seu sabor característico.
Caso prefira carne quase sem gordura, opte por um tipo de corte mais magro, como o Filé Mignon.

 

TEMPERATURA DA FRIGIDEIRA
Colocar a carne na frigideira fria também impede a caramelização formada pelo sal grosso, além de demorar o dobro do tempo para a carne chegar ao ponto desejado. Fazer com que a frigideira fique quente antes de grelhar a carne, ajuda o bife mantém sua aparência e suculência.

TEMPO
Deve-se dar tempo ao tempo! Ainda mais quando se trata de carnes. Claro que para fazer um bife de restaurante não seria diferente! É recomendado que para bifes grossos -como bife ancho e miolo de alcatra- espere o tempo de 2 minutos de cada lado para ficar no ponto certo. Lembrando também de não ficar mexendo na carne.

 

PONTO DA CARNE
O ponto da carne é algo que divide opiniões, porém, para aproveitar o melhor da suculência e do sabor da mesma, o ponto mais indicado é: ao ponto. A carne ao ponto tem uma crosta crocante enquanto que seu interior encontra-se rosado e úmido. Mas claro, se tiver preferência por outro ponto, fique a vontade.

 

Agora sim, COMO FAZER UM BIFE DE RESTAURANTE?

 

Ingredientes:
– Carne de sua preferência em bife
– Sal Grosso
– Pimenta do Reino
– Manteiga

 

Modo de preparo:

Utilize a maior boca do fogão para fazer o bife de restaurante. Deixe a chama o mais alta possível e coloque a frigideira sobre ela.
Tempere a carne com o sal grosso e a pimenta do reino moída na hora. Quanto a frigideira estiver bem quente, adicione a manteiga e espere que a mesma derreta. Após esse processo, pode adicionar o bife até a frigideira. Espere 2 minutos e vire-o. Regando de vez em quando utilizando uma colher, com a manteiga ainda presente na frigideira. Após 2 minutos do outro lado, retire da frigideira e coloque-o em uma assadeira no forno pré-aquecido a 200 graus por mais 3 minutos. E pronto! O seu bife de restaurante está pronto para servir!

 

O que acharam das dicas do içougue? Fiquem por dentro do blog para mais dicas como essa! Nos siga nas nossas redes sociais e fiquem por dentro!
Até o próximo post! 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>