Como Cortar a Carne Corretamente?

Olá carnívoros de plantão! Como estão?
Temperos fazem milagres quando se trata de carne. O sabor pode mudar de acordo com o que você adiciona para realçar seu sabor, porém, e o corte? O corte pode mudar a carne? A resposta é sim.
Por muitas vezes deixando a carne mais macia, cortar a carne corretamente deve ser um dos pré-requisitos caso você seja apaixonados por carne, como nós!
Venha aprender com a gente como cortar a carne corretamente!

 

COMO CORTAR A CARNE CORRETAMENTE?

Carne de boi, porco, frango ou peixe, não importa, cortar a carne corretamente pode facilitar e muito a sua vida na hora do preparo da refeição. Saber como cortar a carne tem vantagens muito convenientes, partindo do motivo de que você não será mais “obrigado” a comprar a carne já cortada nos açougues, boutiques de carne e supermercados. Você terá a escolha de comprar a peça inteira e cortar da forma correta e que mais lhe agrada para a sua finalidade. Lembrando que as carnes com mais qualidade são vendidas por inteiro ou em pedaços grandes e que igualmente não são selecionadas para serem vendidas já cortadas.


Como cortar carne bovina corretamente?

Há uma variedade de cortes de carne bovina, porém, o corte contra as fibras é o que ajuda na maciez da carne, deixando-a mais suculenta e fácil de mastigar. Para identificar essas fibras, é muito simples, basta observar a carne com atenção. As linhas que se veem na mesma parecendo mais desenhos, são as fibras musculares. Identificando o sentido das fibras (se elas são horizontais ou verticais) já é possível começar o corte.
O corte da carne é sempre feito no sentido contrário e oposto das fibras. Com a fibra mais curta, a carne fica mais macia e gostosa. Na imagem abaixo podemos exemplificar como cortar a carne corretamente:


               

Um bom exemplo que podemos pegar como modelo é o Coxão Mole, suas fibras são bem visíveis, curtas a grossas. Para cortá-lo basta fazer pressão com a faca numa linha transversal à fibra. 

O grande segredo para cortar a carne corretamente é achar a fibra. Achando a fibra, basta cortar com a faca adequada e afiada na versão oposta, contrária a mesma. Lembrando também que a lâmina da faca tem que estar perpendicular, em ângulo reto à carne.
Já a gordura, é indicado que realize a receita com ela e que retire após o prato estar pronto, pois a mesma gera mais sabor e suculência à carne.
É indicado também utilizar uma faca própria para o corte de carnes.

 

Esperamos que tenham gostado do tema de hoje! Compartilhe com os amigos e a família e fiquem por dentro para mais curiosidades sobre o mundo das carnes!
Até o próximo post!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>