Como Cuidar das Facas para Churrasco?

Indispensáveis para realizar um bom churrasco, as facas são extremamente importantes para que a comilança seja garantida. De vários modelos e formas, as facas estão a um bom tempo no mercado culinário e são muito bem utilizadas e manuseadas quando o assunto é carne. Como todo instrumento de trabalho culinário, as facas necessitam de cuidados.
Quem já é experiente na área do churrasco sabe muito bem quais modelos são melhores para os cortes das carnes distintas e como mantê-las sempre afiadas. Para quem está começando, não se preocupe! Nós do içougue vamos te contar tim tim por tim tim o que você precisa saber! Vem com a gente!

 

COMO CUIDAR DAS FACAS PARA CHURRASCO?

Para que o churrasco e a carne sejam de qualidade, além de comprar com a gente, é necessário cuidado durante o preparo da mesma, além da escolha da faca, para que o corte saia perfeitamente de acordo e não maltrate a carne.
O modelo ideal para uma faca para churrasco é sempre aquela precisa e afiada, com um cabo confortável que encaixe perfeitamente nas mãos. Ideal para um churrasqueiro de primeira viagem da mesma forma que é ideal para um churrasqueiro experiente. Com o cabo confortável e garantindo uma pegada mais firme na hora do corte da carne, a faca trás mais segurança ao manusear.

Sabendo disso, como cuidar das facas para churrasco?
O cuidado com as facas já é iniciada na hora da lavagem.
Lembre-se de não lavar a faca com a parte verde da esponja e sim com a amarela, para que a mesma não risque e para que não saia prejudicada.

Para saber se a mesma permanece afiada, basta pegar uma fruta (como por exemplo: mamão, pera ou manga) e faça o teste. Se a mesma conseguir penetrar na fruta facilmente, significa que está em condições de uso. Caso contrário, se apenas com seu peso a faca não conseguir cortar a fruta, é um sinal de que a mesma deve ser afiada.

Para afiar a faca, utilize uma chaira. A chaira é um instrumento para amolar facas de todos os portes. E lembre-se de quando for guardar as facas, não jogue na gaveta. Separe-a dos outros utensílios para preservar a lâmina, de preferência guarde-a em um local apropriado, em uma caixa ou em um pano apropriado.
Usar óleos nas facas para ajudar na conservação das lâminas também é muito bem recomendado, além de secá-las adequadamente.

O que acharam da curiosidade de hoje? Fique por dentro das nossas dicas lendo o nosso blog todo mês!
Até o próximo post!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>