Do que é feito um bife?

Com o tempo, a humanidade tem se aperfeiçoado para cozinhar diversos cortes de carne.
Preparar um bife não é diferente. Por mais que pareça uma tarefa simples, há muito mais nesse simples corte de carne.
Afinal, do que é feito um bife?

Venha com a gente e descubra!

 

DO QUE É FEITO UM BIFE?

O bife é um corte realizado de alguma parte do músculo do boi. Assim como a maioria dos cortes de carne fazem parte de algum músculo animal (com a exceção de fígado e miúdos), há uma certa diferença entre eles.

Em média, três quartos da formação do pedaço de carne é basicamente água. O restante, contém 20% de proteína e 5% de gordura.

As moléculas da proteína existente na carne se organizam em células que se compõem para formar as estruturas do músculo do boi. Há duas estruturas principais: a do tecido conjuntivo (que dão a forma e suporte às fibras e fazem sua ligação com os ossos) e a do tecido muscular (fibras responsáveis pelos movimentos).

O tecido conjuntivo liga-se a um grupo de fibras musculares, formando uma placa. O músculo é composto por várias dessas placas, intercalada com a gordura que ameniza o impacto do movimento.

E engana-se quem pensa que a gordura só existe dentro do músculo. A gordura também pode ser localizada na parte exterior, como exemplo temos a tão queridinha dos brasileiros, a picanha!

O que acharam do nosso tema de “Do que é feito um bife”?
Esperamos que tenham gostado!
Mais uma vez o içougue só trás o melhor para vocês leitores!
Até o próximo post! 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>