O que é ossobuco?

Após assistir a vários programas de culinária, o ossobuco foi ganhando cada vez mais visibilidade. Porém, ainda são poucas as pessoas que sabem o que é exatamente ou como cozinhar.
Hoje traremos essa informação para você, além de uma receita de tirar o fôlego! Vamos lá?

 

O que é Ossobuco?

Visto como um corte de segunda, o ossobuco é vem da carne bovina, retirado da perna traseira do boi ou da vitela. É um corte nacional bastante utilizado, mais conhecido por “músculo”. A diferença é que ele é retirado na transversal da fibra.

O ossobuco é um corte originário da Itália, servido a muito tempo em Milão e que depois começou a se espalhar para outros lugares do mundo. Originalmente, o ossobuco é feito em um cozido temperado com ervas finas, azeite e vinho tinto (ou branco).

De forma arredondada, o ossobuco contém um uma parte óssea em sua composição, em formato de tubo, onde se encontra o tutano. O tutano é gelatinoso, gorduroso, contém alto valor nutritivo, é rico em proteínas e contém um sabor extremamente marcante.

Em muitos países, o tutano é utilizado para o processo de molhos e assados e, no Brasil, é servido em restaurantes cinco estrelas e de renome. Em alguns países Europeus, o ossobuco é um corte nobre e procurado.
Agora que sabemos o que é ossobuco, vamos a uma receita deliciosa? Aprecie sem moderação!

 

Ossobuco na Pressão

Ingredientes:
– 4 Pedaços de Ossobuco
– ½ Lata de Molho de Tomate
– 2 Colheres de Azeite de Oliva
– 1 Cebola picada
– 2 Dentes de Alho picados
– 1 Cubo de Caldo de Caldo
– Pimenta do Reino a gosto
– Sal a gosto

Modo de Preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva em uma panela de pressão, até que fiquem dourados. Após esse procedimento, tempere o Ossobuco com o sal, a pimenta e acrescente na panela para que possa refogar. Quando o mesmo estiver dourado, adicione o molho de tomate e o caldo de carne. Cubra tudo com água, feche a panela de pressão e cozinhe por aproximadamente 45 minutos.
Depois desse tempo, desligue o fogo, tire a pressão e abra a panela após ela parar de apitar. Analise o ossobuco para ter certeza de que está macio. Se estiver, leve de volta ao fogo baixo sem a tampa, até o molho engrossar – Caso não esteja, volte a panela ao fogo e tampe-a. Deixe mais 20 minutos. – e sirva! Arroz, polenta, purê de batatas ou uma boa salada são excelentes acompanhamentos!

O que acharam da curiosidade de hoje? De quebra com uma receita de dar água na boca! Estejam sempre ligados para mais matérias como essa aqui no blog içougue!
Até o próximo post!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>