Como Descongelar Carne

Com a correria do dia-a-dia, nem sempre conseguimos passar no supermercado, por esse motivo é comum comprar comida o suficiente para alguns dias ou para o mês. 

Alguns alimentos, como a carne precisam ser guardados em um ambiente refrigerado e congelado, é importante armazenar a carne congelada pois mantém a carne própria para uso por mais tempo. Mas, e como descongelar sem que ela perca sua qualidade? 

Geralmente queremos descongelar a carne o mais rápido possível para começarmos a preparar o almoço ou jantar, mas quem nunca esqueceu de tirar a carne para descongelar, e quando percebeu teve que mudar o cardápio todo? 

Mas precisamos ter cuidado, antes de descongelar a carne de forma rápida, precisamos tomar nos atentar para não prejudicar a textura da carne durante o processo, pode parecer algo bem simples, mas nem todos fazem da forma correta e isso pode causar problemas, podendo até aumentar riscos de intoxicação alimentar.

Retirar a carne da geladeira horas antes de prepará-la não é o meio indicado, nesse tempo a carne pode ser contaminada, por esse motivo a Anvisa informa que o ideal para o descongelamento seja feito em condições de refrigeração, com temperatura abaixo de 5°C. Duas formas bem comuns que utilizam para descongelar a carne é colocá-la em um recipiente com água ou utilizar o microondas, no primeiro método por mais que seja rápido não é indicado pois a carne perde parte de suas vitaminas e sabor, a segunda opção faz com que a carne perca líquidos e chega até a começar a cozinhar. 

Ok, sabemos que é difícil e nem sempre dá pra fazer tudo na correria, por esse motivo trouxemos algumas dicas básicas que ajudará vocês. 

O vinagre é uma carta na manga de qualquer pessoa na cozinha, ele auxilia o processo de descongelamento pois aumenta a temperatura da carne e o processo torna-se mais rápido. 
Ao retirar a carne da geladeira, retire também da embalagem e banhe em vinagre branco, deixe marinando por 15 minutos.

Outro método prático é utilizar um saco plastico, tipo zip-lock (aqueles com um “ziper” no feixo). Para descongelar a carne com este método, será necessário colocar água em uma panela em fogo baixo e esperar surgir as primeiras bolinhas no fundo, assim que isso acontecer desligue o fogo. Agora você só precisa colocar a carne congelada dentro do saquinho e colocá-lo dentro da panela – com o fogo desligado. Dentro de 15 minutos a carne já está pronta para o preparo.

O que acharam das dicas de hoje?
Conta pra gente qual método você utiliza em sua casa?

Siga o içougue nas redes 😎

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curta nosso Blog! Espalhe o sabor da carne por aí!