Como limpar um peixe?

Apesar de nenhum pouco prazeroso, limpar um peixe é uma tarefa extremamente simples. Ao aprender como limpar um peixe, você dirá adeus aos peixes congelados e preferirá os peixes inteiros e frescos! Venha aprender com a gente a como limpar um peixe!

 

COMO LIMPAR UM PEIXE?

A primeira dica do içougue sobre como limpar um peixe é de preparar um local bem limpo, adicionar um jornal igualmente limpo na superfície do local escolhido e descartar apropriadamente os seus restos após o término. Para isso, é necessário que deixe por perto um lixo ou balde para livrar-se dos espinhos, escamas e vísceras. O jornal serve para absorver fluídos e sangue que o peixe liberar.

Para a retirada das escamas, utilize uma colher ou uma faca cega e passe rapidamente sobre sua superfície. Lembre-se de trabalhar na direção oposta à que as mesmas se encontram para que soltem com mais facilidade. Seguindo da calda até a cabeça do peixe.
O gesto deve ser superficial e curto, com o objeto escolhido para a retirada das escamas levemente inclinado. Utilize esse gesto em ambos os lados do peixe, e, caso queira, colocar o peixe imerso na água pode facilitar o trabalho e a sujeira.

Após esse procedimento, com a ajuda de uma faca, faça um corte raso da calda até a cabeça do peixe. A dica nessa tarefa é não aprofundar o corte, pois dessa forma os intestinos do peixe não serão abertos. Com os dedos ou com uma colher, remova as entranhas do peixe. Retire de sua cavidade todas as vísceras (sairão sem nenhum esforço) e olhe para verificar se não ficou nada.

Feito esse procedimento, raspe as membranas escuras localizadas no interior da cavidade torácica do peixe e, com a raspagem feita, corte a cabeça do mesmo atrás das guelras. Remova também as nadadeiras dorsais puxando-as firmemente. Por fim, enxágue bem o peixe por dentro e por fora com água corrente gelada. Isso ajuda que escamas indesejadas e demais resíduos que não tiveram sua atenção sejam levados pela água.

 

Parece um bicho de sete cabeças mas até que é bem fácil, não é mesmo? O que acharam? Deixem nos comentários!
Nos vemos no próximo post!
Até mais!

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
Como limpar um peixe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curta nosso Blog! Espalhe o sabor da carne por aí!