Vocês já pararam pra pensar de onde surgiu o churrasco?
Que a maioria aprecia uma boa carne assada não é novidade pra ninguém, porém, como toda boa história, há um começo super interessante para ser contado. Vem com a gente aprender de onde surgiu o churrasco!
DE ONDE SURGIU O CHURRASCO?
De acordo com alguns estudos e fatos históricos, o churrasco surgiu nos primórdios, quando o homem primitivo começou a dominar as técnicas para fazer fogo. Os homens perceberam que a caça durava mais tempo e ficava mais saborosa quando assada.
O churrasco como o conhecemos, aqui no Brasil, surgiu na região da América do sul, uma união entre Uruguai, argentina e rio grande do sul. A “descoberta” do churrasco foi atribuída aos índios que habitavam essas regiões, assando carne ao ar livre em uma fogueira sobre pedras.
No século 17, os tropeiros viajavam para o sul a fim de venderem produtos diversificados. O gado era utilizado para transporte, mas com o tempo, foram percebendo que o mesmo poderia ser utilizado como uma rápida fonte de alimento, sucedendo que seria necessário apenas a própria carne do animal e fogo.
Dessa maneira, surgiu o churrasco como o conhecemos.
Carne boa, fogo, sal grosso e ótimas companhias.
Inicialmente o churrasco era feito com grandes pedaços de carne, fincados em espetos em fogo e lenha no chão.
Até hoje, o churrasco faz parte da cultura dos gaúchos, no Rio Grande do Sul, fazendo parte dos dias e da vida dos mesmos.
No Brasil e no mundo, milhares de churrascarias brasileiras estão espalhadas por todos os estados e cidades, levando a cultura do país e seu sabor incomparável aos paladares mais distintos.
O que achou do tema de hoje? Fique ligado para mais matérias aqui no blog do içougue! Até o próximo post!