O que é Alcatra (Receitas e Preços) ?

 

Olá carnívoros de plantão!
No post de hoje falaremos sobre a Alcatra! De onde vem? Quantos cortes têm? Quanto custa? Como posso cozinhá-la? Tudo isso hoje aqui, no içougue!

 

O que é Alcatra?

A Alcatra é uma carne nobre, de primeira e extremamente macia!
É o corte constituído das massas musculares entre o lombo e o coxão, e é localizada na parte traseira do lombo do boi. É adquirida na parte interior da articulação do cóccix, através de separação por faca.
Sua peça inteira mede em torno de 80 centímetros e contém cinco tipos de cortes bem distintos em seu interior. Entre eles estão: a carne favorita dos brasileiros quando se trata de churrasco, a queridinha picanha e a mais apreciada por quem adora uma carne de panela, a maminha.
Após a retirada desses dois cortes, sobra o “miolo” da Alcatra, de onde se adquire mais três cortes estimados: O tender-steak, o centro/coração da alcatra e o baby-beef. O tender-steak é o corte mais nobre da alcatra, ele pesa 150 gramas e existe apenas um por peça! Fazendo com que seja muito requisitado e seu valor seja mais elevado do que o restante dos cortes.
Sua retirada é estratégica e quase cirurgicamente realizada, pois, sem ela não é possível obter os outros dois cortes já citados. Do centro/coração da alcatra é de onde vem o baby-beef! Ele tem fibras curtas e é mais macio que o coxão mole. Ambos os cortes possuem um sabor acentuado e devem ser cortados em bifes grossos para o sabor permanecer em sua magnitude. Ideais para churrascos, assados, refogados, grelhados e picadinhos.

 

 

Quanto custa uma peça de Alcatra?

As pesquisas realizadas pela equipe içougue revelam que o preço do quilo da Alcatra varia entre R$20,44 – R$32,98. Vale a pena lembrar que as opções de cortes podem fazer com que seja vantajoso e saboroso comprá-la com um preço mais acessível ao seu bolso.

 

Quais são as receitas de Alcatra separadas pelo içougue?
Separamos três super-receitas extremamente saborosas e práticas para que você possa fazer em casa e arrasar na cozinha!

 

1 – ALCATRA EM CUBOS

 

INGREDIENTES

250 gramas de alcatra cortada em cubinhos
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 unidade de cebola picada
1 unidade de tomate maduro picado
1/2 copo de vinho tinto seco
 Sal a gosto
 Pimenta do reino a gosto

 

MODO DE PREPARO

Em uma panela de pressão, frite ligeiramente a cebola e a carne no óleo vegetal. Junte os demais ingredientes e feche a panela de pressão por 12 minutos e pronto! Com pedacinhos de pão branco e arroz ou batata cozida, fica imbatível e ainda por cima você não perde uma gota do molho!

 

2- ALCATRA ORIENTAL COM BRÓCOLIS

INGREDIENTES

600g de alcatra (em bifes)
1 cebola média picada
2 colheres (sopa) de azeite
70 ml de shoyu
300g de brócolis
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Gergelim

 

MODO DE PREPARO


Primeiramente, cozinhe os brócolis no vapor.
Depois, corte a alcatra em tirinhas. Refogue a cebola numa panela com o azeite até ficar transparente. Após esse processo, adicione a carne e mexa até grelhar e ficar douradinha (Adicione o shoyu aos poucos, conforme for cozinhando a carne, em fogo baixo). Adicione o sal, a pimenta e o brócolis à mistura na panela para que eles incorporem com o molho criado pela carne e pelo shoyu. Para finalizar, salpique o gergelim e pronto! Uma carne oriental no capricho!

 

3- STEAK DE ALCATRA COM CRISPY DE CEBOLA

 

INGREDIENTES

2 porções de alcatra de 250g cada
1 unidade de cebola grande
100g de farinha de trigo
1 colher (café) de pimenta caiena
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Óleo de girassol a gosto

 

MODO DE PREPARO

CRISPY DE CEBOLA
Corte a cebola em fatias bem finas e reserve em uma tigela.
Acrescente a farinha, sal e pimenta. Misture bem até que todas as fatias estejam cobertas com uma camada uniforme da mistura. Cubra o fundo de uma panela com uma fina camada de óleo de girassol e leve-a a fogo baixo. Frite as fatias da cebola até que fiquem douradinhas.

STEAK DE ALCATRA
Tempere a carne com sal e pimenta do reino. Grelhe de acordo com a sua preferência. Cubra com as cebolas, e pronto! Pronto para servir!

 

E aí, o que achou das dicas de hoje? E das receitas? Super práticas e rápidas, não é?
Se fizer uma delas coloque em suas redes sociais com a Hashtag #alcatrareceitasiçougue
Nos vemos no próximo post! Até mais!

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curta nosso Blog! Espalhe o sabor da carne por aí!