O que é Baby Beef?

baby beef

Baby Beef é um corte tradicional de carne bovina, especialmente no Brasil, Uruguai e Argentina. Originalmente, consiste em um medalhão alto do coração da alcatra, ou miolo da alcatra.

Controvérsia

Embora o nome seja sugestivo, o Baby Beef não deve ser confundido com vitela, embora algumas publicações de direitos dos animais façam essa correlação equivocadamente.

Nos EUA, Baby Beef é também uma classificação de carcaça ou tipo de carne diferente da vitela (lá classificada en:veal) mas ainda assim mais jovem que o animal adulto, com peso vivo até 350Kg e criado a pasto, assemelhando-se ao conceito brasileiro do novilho precoce.

Embora eventualmente agrupado nas carnes de animais jovens, mesmo que de maneira claramente distinta] ainda assim não guarda semelhança com o polêmico sistema de produção da vitela, configurando somente o abate de juvenis de alta performance sem confinamento em escuro nem outro método correlato senão a criação semi-intensiva.

Há também registros de disputa entre a União Européia e a República da Sérvia sobre a definição, que resultou muito semelhante àquela do USDA.

 

Evolução do conceito

 

Após o início do século XXI iniciou a tendência de estabelecimento do nome Baby Beef como um corte de carne bovina[7][8], que é exatamente o mesmo coração do alcatra vendido já cortado em medalhões altos ou vendido já limpo e aparado para ser cortado desta maneira.[9]

A partir deste ponto, tornou-se mais comum encontrar cortes de carne à venda denominados “baby beef”.

O BEEF que de BABY não tem nada

Sabe o coração (miolo) da alcatra? Isso mesmo, aquele que é vendido já cortado em medalhões altos? Então, foi no início do século XXI que ele recebeu o nome de “Baby Beef” e virou tendência dos estabelecimentos como um corte de carne bovina. Neste momento, tornou-se mais comum encontrar cortes de carne à venda denominados “Baby Beef”.

 

O Baby Beef é o nome dado a um dos cortes nobres retirados do miolo da alcatra, também chamado de coração ou centro da alcatra. Trata-se de uma peça pequena, que raramente ultrapassa 800 gramas.

Para saber

 

O Baby Beef é vizinho do bombom da alcatra (super valorizado também), sendo separados apenas por um nervo.

A mesma região do boi é conhecida como corazón de cuadril (espanhol) e eye of rump (inglês).

Trata-se de uma peça pequena, uma iguaria que raramente ultrapassa 800 gramas.

Da região da alcatra, que fica na parte traseira do gado, também são obtidos outros cortes muito apreciados como a maminha e a picanha.

 

Na culinária:

 

É uma carne versátil, de fácil manipulação, servindo para uma infinidade de preparações como: bifes, churrasco, grelha ou até a peça inteira ou picada – em assados, refogados, grelhados e picadinhos. Se feito na brasa, os cortes devem ser altos, grossos o suficiente para não ressecar e perder a suculência. Combina com diversos acompanhamentos, dos mais simples aos mais sotisficados e bem elaborados.

 

No paladar, a carne de Baby Beef é delicada, pouco acentuada, pouca gordura entremeada nas fibras, no entento, ainda assim, pode render preparos com umidade e suculência, devido às suas fibras curtas e bem irrigadas.

 

Onde comprar?

www.icougue.com/delivery (vá em Bovinos e Digite Baby Beef). Após escolher o açougue você agenda a data e hora de entrega dos produtos em sua casa.

 

Referências:

http://blogdacarne.com/o-beef-que-de-baby-nao-tem-nada/

http://noticias.r7.com/blogs/patas-ao-alto/saiba-de-onde-vem-a-carne-de-baby-beef-ou-vitela/2014/04/09/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Baby_beef

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que é Baby Beef?

2 pensou em “O que é Baby Beef?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curta nosso Blog! Espalhe o sabor da carne por aí!