O que é Carne Dry Aged? (Receitas e Preços)

 

Olá carnívoros de plantão! Como estão?
Vocês sabem o que é Carne Dry Aged? O içougue trouxe até vocês hoje tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Vem com a gente!

 

 

Afinal, o que é Carne Dry Aged?

Ganhando espaço nos melhores restaurantes brasileiros, açougues e boutiques de carnes premium e sendo reconhecido como a mais nova arte gastronômica, a Carne Dry Aged é uma carne bovina comum, que passa pelo processo de maturação a seco.
Denominado “Dry Aged” nos Estados Unidos, a maturação a seco é feita da seguinte forma: Os cortes de carne bovina são armazenados sem embalagem protetora sob temperaturas de refrigeração de 3º a 0º com ventilação controlada, por prazos variados (dias ou meses). A carne vai aos poucos perdendo o líquido, gerando uma concentração de sabor. O aspecto após a maturação é de uma capa escura e seca, formada por uma reação natural da própria carne, que protegerá o seu interior, mantendo por baixo uma polpa viva e fresca.

A perda de líquido resulta na diminuição do peso da peça de carne aproximadamente em 15% e por essa razão, é aconselhável utilizar peças de carne de porte grande, contendo bastante gordura. Os cortes de carne indicados para a realização de tal iguaria, são: Contrafilé Bovino e Bife Ancho.
O resultado é uma carne extremamente macia, de sabor concentrado, distinto e amanteigado. Bem como seu objetivo, a maturação melhora o sabor, o odor, a suculência e acima de tudo, a maciez da peça. Lembrando que, é necessário limpar a carne para o consumo, portanto, durante esse processo, perde-se cerca de 50% do peso inicial.

 

Qual é o preço da Carne Dry Aged?

O processo de maturação a seco é bem salgado e, por conta do tempo de produção, a peça de carne basicamente dobra de valor. Os bifes dry aged com osso chegam a R$129,90 o quilo!

 

Posso fazer a maturação em casa?

Se não quiser pagar o valor correspondente a peça de carne, há a opção de fazer em casa utilizando um refrigerador. Porém, apenas é recomendável quem deseja preparar o Dry Aged com frequência.
Deve-se lembrar que além do custo com a carne, energia, cuidados com a umidade, controle de ventilação e temperatura e limpeza da peça é necessário prática para obter o resultado ideal e desejado.
Mas claro, se quiser fazer essa maravilha, há sempre um jeito!
O içougue conseguiu uma receita para fazer a Dry Aged aí na sua casa! Vamos aprendê-la?

 

Ingredientes:

– Uma peça grande de carne (Contrafilé ou Filé de Costela)
– Pano de Algodão

Modo de Preparo:

Inicialmente, lave bem a carne. Lembre-se de não retirar a gordura da peça, pois a mesma é essencial para o processo.
Envolva-a em duas a três camadas do pano e em seguida, coloque-a em uma prateleira ou grelha dentro da geladeira.
(Não coloque em um prato, pois há o risco de a carne ficar em contato com o caldo que escorre da mesma!)
Coloque a grelha com a carne na parte de trás da geladeira, onde é mais gelado. No decorrer do processo, o cheiro da carne pode transpassar para outros alimentos, então, durante esse procedimento, é necessário limpar a geladeira e remover alimentos no tempo em que a carne está sendo maturada.

Refrigere a carne de 7 a 20 dias. (Evite ficar abrindo e fechando a geladeira com frequência.)
Após esse tempo, retire da geladeira e desembrulhe.
A carne estará com o aspecto descrito acima, com uma cor escura e firme por fora. Utilize uma faca bem afiada para remover a camada mais externa e pronto! Aqui está o seu Dry Aged!
Corte em bifes grossos, e prepare da maneira  que preferir!

 

E aí, gostaram do conteúdo de hoje?
Até eu fiquei com vontade de experimentar essa carne!
Lembrem-se de nos seguir em nossas redes sociais [@icougueonline] para ficar por dentro de tudo que rola!
Até o próximo post!

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que é Carne Dry Aged? (Receitas e Preços)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curta nosso Blog! Espalhe o sabor da carne por aí!