Saiba como Aproveitar o Boi em sua Totalidade!

Olá carnívoros de plantão! Como estão?
Sempre surge aquela dúvida de qual carne comprar e o que fazer, não é mesmo? Hoje o içougue vai explicar direitinho pra vocês o que é possível fazer com cada corte do Boi!
Vamos lá?

 

Como Aproveitar o Boi em sua Totalidade?

Quando o assunto é carne bovina, logo nos vem à mente os cortes mais conhecidos que já estamos habituados a comprar, como por exemplo o patinho, filé mignon, picanha, acém, coxão mole, entre outros. Mas não se deixe enganar, há outros cortes igualmente saborosos que fazem verdadeiras delícias na cozinha!
Os cortes variam muito de país para país. Nos Estados Unidos, a produção é quase que inteiramente mecanizada e por essa razão, não existe em si uma divisão correta sobre os cortes bovinos, o que por muitas vezes atrapalha no reconhecimento de cortes brasileiros.
É quase impossível e absurdamente caro achar uma peça de picanha completa. Já no Brasil, a produção é quase toda que manual, o que permite que os cortes sejam melhor apresentados e mais específicos. O boi no Brasil, possui 23 cortes básicos de carne.
Mas como aproveitar o boi em sua totalidade? Muito simples! Levando em consideração que cada corte sem um sabor específico e que muito agrega, desde a culinária mais simples até a mais requintada! Não existe carne de segunda, existem formas diferenciadas e ideais para aproveitar cada tipo de corte.
Para aproveitar o boi em sua totalidade, basta saber como trabalhar em cima de cada corte, como por exemplo:

– Alcatra, Capa de filé e Ponta de Agulha: Considerados como cortes nobres, são excelentes para preparar um bom churrasco e para serem assados no forno ou na brasa.

– Acém, Braço, Lagarto, Peito, Pescoço, Músculo e Ossobuco: Esses são cortes ideais para cozinhar na panela de pressão, pois quando amolecidas, derretem na boca e se tornam muito suculentas e saborosas.

– Contra Filé, Coxão Duro e Coxão Mole: São cortes ideais para bifes e para moer. Em especial o contra filé fica muito bom na receita de estrogonofe.

– Filé Mignon: Um dos cortes mais nobres da carne bovina, o indicado é utilizá-lo para medalhões, rosbifes e outras formas de manter a suculência desse corte intacto. Nada de assar demais, hem?

–  Fraldinha, Maminha, Picanha: Cortes perfeitos para churrasco, macios e suculentos por conta da alta concentração de gordura.

Com esses cortes mais comuns, você já sabe o que fazer. Agora para preparar os outros, basta não ter nenhum pré conceito sobre os mesmos e utilizar seus dotes culinários. Lembrem-se que carnes com mais nervos são ideais para serem preparadas na pressão, em sopas ou caldos. Carnes com maior teor de gordura ficam ótimas assadas.

Esperamos que tenham gostado do tema de hoje sobre como aproveitar o boi em sua totalidade! Fiquem por dentro para mais posts igualmente informativos e deliciosos!
Até o próximo post! 

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
Saiba como Aproveitar o Boi em sua Totalidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curta nosso Blog! Espalhe o sabor da carne por aí!