Sobrecoxa de Forno com Shitake

Receita - Sobrecoxa com shitake e Guarnição

Sobrecoxa de frango talvez seja um dos cortes mais versáteis, saborosos, suculentos e fáceis de trabalhar. É impressionante a quantidade de coisas legais que é possível fazer com uma sobrecoxa, com dedicação você leva ela para onde quiser. De pratos mais sofisticados a sanduiches, passando por frituras e grelha. Ela tem potencial para se destacar ou, se não estiver no papel principal, chamar muito a atenção.

Hoje eu quero falar de uma sobrecoxa de travessa, simples mas completa para você incluir no cardápio da sua semana. Atende o bebê, alegra a mãe, surpreende a vovó: Segura o pai!

Em primeiro lugar, quero falar de uma grande marinada que uso há anos para frango. É minha. Serve tanto para forno, quanto para grelha e se adapta a diversas receitas. O sucesso é garantido.

Marinada

  • 04 dentes de alho picados
  • Mistura picada na quantidade que quiser de salsinha, alecrim, tomilho, cebolinha (e coentro dependendo da versatilidade de quem come sua comida)
  • 1 colher de chá de Páprika (pode ser mais)
  • 2 colheres de sopa de mel (se não tiver, pode substituir por 1 colher de açúcar mascavo)
  • 3 colheres de sopa azeite
  • Suco de ½ laranja
  • Sal a gosto

Faça um grande caldo denso, quase uma pasta. Vá controlando as quantidades e fique à vontade para adaptá-las de acordo com o que estiver sentindo. Reserve.

Sobrecoxa @icougueonline  + shitake

A quantidade de marinada acima é para aproximadamente 1 kg de sobrecoxa, o que serve bem até 04 pessoas. Desosse as sobrecoxas (ou pode utilizá-las com o osso, se preferir). Corte os filés ao meio.

Em uma tigela, junte toda sobrecoxa cortada em mini files com a marinada, deixe descansar por – pelo menos – 30 minutos. Quanto mais melhor. Se puder fazer essa marinada por mais de 02 ou 03 horas: Perfeito.

Preaqueça o forno a 200ºC e, assim que der o tempo da sua marinada, leve ao forno em uma travessa, sem fechá-la ou cobrí-la, por 20 min.

O Shitake

O mais simples possivel. .Aqueça em fogo allto uma panela antiaderente. Quando estiver bem quente entre com uma boa colher de manteiga e 300 g de shitake cortados grosseiramente. Se quiser, pode incluir meia cebola em cortes rústicos. Acerte o sal. Não mexa muito, deixe dourar bem, enquanto as sobrecoxas estão assando.

Forno (Sobrecoxa + Shitake)

Após os 20 minutos iniciais ou quando as sobrecoxas começarem a dourar, despeje todo o Shitake (e cebola se for o seu caso) sobre a sobrecoxa. Volte com tudo para o forno por mais 10 ou 15 minutos dependendo do seu forno, sempre acompanhando Acione a função grelhar para terminar de dourar bem as sobrecoxas com o Shitake.

Guarnição Perfeita: Batatas e Abóbora Cabotia

Corte as batatas e a Abóbora Cabotia em fatias rústicas, mantendo suas cascas e, se puder, as sementes da abóbora também (ficam ótimas ao final). Cozinhe tudo junto por 10 minutos em fogo alto.

Em paralelo, forre uma travessa antiaderente com uma boa colher de sopa de açúcar mascavo e 03 bons fios de azeite. Retire as batatas e abóbora da água do cozimento e deite todas na trevessa.

Leve ao forno durante todo o processo da sobrecoxa. Desde os primeiros 20 minutos. Você perceberá que as batatas e a abobora glacearam de um lado. O açúcar mascavo com o azeite formarão uma calda e estarão borbulando e estralando levemente. Vire e acompanhe o glaceado do outro lado enquanto finaliza o processo da sobrecoxa no mesmo forno. Acerte o sal.

Ao final, tudo ficará pronto ao mesmo tempo. O açúcar mascavo na travessa criará um glaceado escuro por fora dos vegetais, mantendo-os macios por dentro, sem queimar por fora. As sobrecoxas estarão extremamentes suculentas ao meio e bem douradas na superficie, assim como os Shitakes. Aliás, estes estarão brilhando e incoporarão o tempero da marinada com a gordura do frango. Uma bomba de sabor.

Tudo nesse prato harmoniza de forma rústica e perfeita. Uma salada simples de rúcula ou de tomates pode acompanha. Finalize o prato com coentro ou uma hortaliça picada, sirva com criatividade. Isso é uma sobrecoxa de verdade.

Eai, conseguiu pegar o frango?
Comenta o que achou dessa receita, e fique ligado, em breve traremos mais receitas do Chefe Julio Nadim.

Siga o içougue nas redes.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curta nosso Blog! Espalhe o sabor da carne por aí!