Tomahawk

Churrasco: Dicas de Preparo do Tomahawk

Parte da costela bovina muito parecida com o Prime Rib, mas com um osso maior, que chega a medir até 30 centímetros. Considerado um corte nobre, sendo encontrado apenas em açougues especializados. 

Esse é um corte muito versátil, pode ser preparado na churrasqueira, grelha e até no forno. Como explicado em outro post, o que acentua a maciez da carne é seu marmoreio, este em contato com o fogo, dissolve a gordura e torna a carne macia e com um sabor excepcional. 

Uma dica super importante para atingir o ponto certo, é ficar de olho no fogo, não deixe a chama muito alta. Esse corte precisa estar bem macio e com bastante sumo, assim você sabe que chegou ao ponto certo.

Para saber se o fogo está na altura ideal, coloque a mão perto da grelha, você precisa suportar por 5 segundos, se tirar antes significa que está muito alto, se tirar depois o fogo está muito baixo, precisa corrigir senão você acaba cozinhando a carne.

Cuidado com o sal que será utilizado para temperar a carne, o recomendado é salgar a carne após assada, quando for cortar, pois assim você controla melhor a quantidade. 

Esse é um corte excêntrico, ele não precisa de outro tempero além do sal, pois a carne pode perder suas características de sabor.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre este corte nobre, confira um método simples para fazer seu tomahawk no forno. 

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno em 220°C
  2. Aqueça um fio generoso de azeite em uma frigideira em fogo alto
  3. Quando estiver bem quente, coloque a peça de carne na frigideira por 3 minutos de cada lado (vire a carne com um pegador para evitar fura-la)
  4. Depois de selada, coloque em uma assadeira. Asse por 6 minutos para obter uma carne malpassada perfeita. 
  5. Após assada, retire do forno e deixe descansar por alguns minutos.
  6. Tempere com a carne já cortada. 

Conheciam esse corte?
Conta aqui como você costuma fazer seu Tomahawk 🔥

Siga o içougue nas redes 😉

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curta nosso Blog! Espalhe o sabor da carne por aí!