Você conhece essas carnes exóticas?

As carnes habituais que estamos acostumados a consumir tem um lugar no nosso coração. A carne bovina é a preferida dentre nosso trio parada dura, juntamente com carne de frango e a carne de peixe. E se eu dissesse que existem carnes excêntricas que também ganham o paladar do brasileiro?
Você conhece essas carnes exóticas? Já provou?
Vamos aprender quais são elas!

 

Você conhece essas carnes exóticas?


Se você é amante de carnes, veio ao lugar certo.
Para sair da zona de conforto carnívora, vamos apresentar as carnes exóticas que podemos encontrar aqui no Brasil.

 

Carne de Codorna

A codorna possui um sabor um pouco mais acentuado do que o frango e é fácil de ser encontrada, por ser uma ave muito comum no Brasil. Usualmente servida em ensopados ou ao vinho, a codorna também pode ser servida assada. A carne é deliciosa e precisa ser feita com delicadeza. É recomendado deixar a codorna marinada por no mínimo 5hrs, pois o tempero demora mais tempo para penetrar nas fibras da carne, do que na carne do frango.

 

Carne de Jacaré

Com textura de carne de frango e sabor acentuado mais parecido com peixe, a carne de jacaré contém pouca gordura, além de um elevado teor de proteína, é livre de colesterol e tem alto valor nutricional. A carne geralmente é vendida como filé, vindo diretamente da cauda, mas outras 9 partes do animal também podem ser aproveitadas para consumo. Para prepara-la, deixe-a marinando com limão, sal, pimenta e vinho branco para amolecer um pouco a mesma. A carne de jacaré pode ser preparada grelhada, assada, em iscas, em ensopados e em sopas.

 

Carne de Cordeiro

A carne de cordeiro pode ser a mais conhecida dessa lista. Ela está presente em diversos programas de culinária e ganha espaço em restaurantes de alta gastronomia. Seu sabor é levemente doce e não é muito acentuado, portanto, deve-se caprichar no tempero e na marinada, mas lembre-se de não exagerar na quantidade.
A carne contém a tonalidade rosada, é delicada, macia e saborosa devido ao ovino ser jovem e contém baixo nível de colesterol e conta com pouca gordura. Para prepara-la basta assar em temperatura branda por aproximadamente 2 ou 3 horas, sempre regando com a marinada, e sirva-a ao ponto, para que a maciez permaneça, tal como sua suculência.

 

Carne de Javali

Considerada como uma carne saudável e de sabor diferenciado, a carne de javali vem conquistando aos poucos o paladar do brasileiro. A mesma tem baixo teor de gordura, baixas calorias e é perfeita para ser marinada em uma mistura de ervas, tais como tomilho, sálvia e alecrim, além claro, dos seus temperos favoritos.
Os cortes mais consumidos do javali são: costela, carré e lombo. Ambos os cortes ficam ótimos assados.

 

Carne de Coelho

O coelho contém uma carne branca deliciosa e magra. Por conta disso é mais uma vez recomendada a tão amada marinada, para que o sabor fique concentrado. É aconselhado preparar o coelho em ensopados, na pressão ou assados, em todas essas três formas a carne continuará suculenta. Caso resolva prepara-la em filés, cuidado para não passar do ponto rapidamente. A carne de coelho também contém vitaminas, sais minerais e alto nível de proteínas.

 

Carne de Capivara

Acredito que essa seja a carne mais exótica da lista. A carne de capivara silvestre é completamente proibida para caça, porém, existem criadouros que garantem uma carne de qualidade para consumo. Ela possui baixa gordura e ferro 23 vezes mais alto do que a carne bovina, além de ter 24% a mais proteína e obter ômega 3. O aroma muito forte da carne pode deixar as pessoas com um pé atrás para consumi-la, porém, a carne é saborosa e nutritiva. Os cortes mais utilizados no preparo da carne de capivara é a paleta e o lombo. A melhor forma de prepará-la é assada, com temperos tradicionais que utilizamos geralmente ao preparar a carne de porco, como sal, pimenta, cheiro verde e limão. Como se trata de uma carne seca, o ideal seria servi-la com molhos doces ou agridoces.

 

Agora que você já conhece essas carnes exóticas, o que acha de sair da rotina e experimentar uma delas? Aproveite nossas dicas para fazer um almoço diferenciado e para compartilhar com a família e amigos!
Continuem firmes no blog içougue para mais dicas e informações sobre o mundo da carne! Até o próximo post!


Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
error
Você conhece essas carnes exóticas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curta nosso Blog! Espalhe o sabor da carne por aí!